Respira Vida Breathworks

Formação Profissional

Conheça o programa de Formação Ibero-americana de Professores de Mindfulness e Compaixão.

Formação Ibero-americana de Professores de Mindfulness e Compaixão

A Formação RespiraVida Breathworks é uma abordagem inovadora e multifacetada para gerenciar o estresse, dor e doenças crônicas, com base em Mindfulness e compaixão (MBPM). Também inclui um programa de Esforço Equilibrado ou Pacing, movimentos conscientes e o cultivo explícito de meditações que promovem emoções positivas e florescimento humano (gentileza, compaixão, alegria, equanimidade, etc.).

O programa Breathworks é um desenvolvimento do Programa de Redução do Estresse baseado em Mindfulness (MBSR), criado pelo Dr. J. Kabat-Zinn (Universidade de Massachusetts), com elementos-chave da Terapia Cognitiva Baseada na Atenção (MBCT) por M. Williams, J. Teasdale e Z. Segal, e com base nas práticas milenares de meditação da tradição budista e contribuição de Vidyamala Burch, fruto de 25 anos de aplicação de mindfulness e compaixão à sua própria experiência de dor crônica.

Dupla acreditação internacional (*): Breathworks, Inglaterra, e Respira Vida Breathworks, Espanha; de acordo com os padrões da UK Network for Mindfulness-Based Teacher Trainers.
Coordenadores da formação: Lucianne Valdivia, psicóloga e Dr. Leandro Pizutti, psiquiatra.
Professores da formação: Breathworks Accredited Senior Teacher Trainers Dharmakirti Zuazquita e Dr. Sīlamaņi Guirao Goris

A formação (*) de “professor de mindfulness” oferece condições para desenvolver a prática pessoal de mindfulness, bem como instrumentaliza para ensinar o curso “Mindfulness para Saúde – MBPM” de 8 semanas, e para ensinar mindfulness a outras pessoas, implementando em sua própria área profissional.

O programa é baseado no livro “Viva bem com a dor e a doença – O Método da Atenção Plena” e “Mindfulness for Health”, vencedor do prêmio da British Medical Association.

A Fase I da formação, Integração e Assimilação, começa com sua participação em um curso de 8 semanas “Mindfulness para Saúde-MBPM” (ou equivalente) e uma oficina de preparação on-line para a Fase II. Continua com a Fase II (TTi ou TTL1) e depois a Fase III, (TTa ou TTL2). Cada uma dessas fases consiste em um retiro de 7 dias fora de ambiente urbano, ou 3 módulos de 3 dias cada. Durante estas fases da formação será feita uma avaliação contínua dos resultados da aprendizagem. Para alcançar esses resultados, podemos recomendar a implementação de diferentes tipos de práticas, oficinas, retiros, grupo de meditação, etc., para alcançá-los antes de iniciar a fase de aplicação supervisionada.

Essa consiste em conduzir um curso de 8 semanas “Mindfulness para Saúde – MBPM”, supervisionado por um professor treinado e acreditado para orientação.
Ao longo do treinamento, é necessário realizar uma Oficina de movimentos conscientes e realizar um Retiro de Meditação e Silêncio (de pelo menos 5 dias) para credenciamento como professor treinado.

Opcionalmente, se você deseja ser credenciado para ensinar o curso “Mindfulness para o Stress – MBPM” depois de completar a formação, você pode realizar uma fase de capacitação e consolidação adicional on-line para ensinar o curso Mindfulness para o Stress – MBPM, com uma duração de 8 sessões. Esta última fase é opcional, mas é um requisito para ser credenciado para ensinar o curso “Mindfulness para o Stress – MBPM”.

Avaliação final e Certificação
Carga horária da formação
Entrevistas ou revisão da prática
Formação profissional continuada (FPC)
Requisitos contínuos de boas práticas e acreditação anual
Supervisão baseada em mindfulness
Testemunhos Professor de Mindfulness
Padrões de qualidade do programa Mindfulness para Saúde – MBPM
Recredenciamento de professores antigos
Testemunhos (vídeos) dos participantes da formação

ATENÇÃO
A formação de Mindfulness Respira Vida Breathworks é realizada sob os padrões da rede britânica de treinamento de professores de Mindfulness. Entre algumas das organizações co-fundadoras e afiliadas a esta rede estão: Breathworks, Bangor University, Oxford University. Você pode ler sobre esses padrões em espanhol nos seguintes links: padrões para ensinar mindfulness, padrões para treinar professores que ensinam mindfulness e padrões para mentores de professores que ensinam mindfulness. Além disso, todos os nossos professores desenvolvem, aplicam e são avaliados com os Critérios do modelo de desenvolvimento e avaliação de competências docentes MBI:TAC, criados pela Universidade de Bangor, no País de Gales.

Mais de 14 anos de pesquisa científica sobre o programa “Mindfulness para Saúde MBPM” e seus padrões de qualidade garantem a sua eficácia no manejo da dor e doenças crônicas, redução de estresse e melhora do bem-estar psicológico.
Seguimos as recomendações do NICE (Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica do Reino Unido) e as conclusões do APPG Mindful Nation Report do Parlamento britânico, do qual Vidyamala faz parte do grupo fundador.

Quer saber mais?

Envie suas dúvidas pela nossa seção de contato. Teremos grande satisfação em conversar com você.